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POLÍTICA DE COMBATE A CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO

Reconhecer os diferentes riscos (sanitários, assistenciais, ambientais, ocupacionais, trabalhistas e de responsabilidade civil), prevenir os riscos sempre que possível e planejar-se para dirimir e mitigar possíveis eventos adversos.

Redução dos riscos sanitários

Estabelecimento e aplicação de boas práticas no manejo de material biológico e/ou químico e/ou pérfuro-cortante, com uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI).NR 6.
Utilização de adequadas técnicas de limpeza e assepsia.
Adequado descarte de resíduos (ver Política de Gestão Ambiental (NI-DIR-009)).

Redução dos riscos assistenciais

Esclarecimento aos clientes acerca dos riscos envolvidos nos procedimentos realizados na Instituição (ver Política de Consentimento Informado e Esclarecido (NI-DIR-008)).
Treinamento e atualização de profissionais para a realização dos procedimentos.
Garantir a segurança e saúde no trabalho, amparado na NR 32.
Estimular práticas de farmacovigilância, visando a detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos.
Estimular práticas de tecnovigilância visando a segurança sanitária de produtos para saúde, pós-comercialização (equipamentos, materiais, artigo médico-hospitalares e produtos para diagnóstico).

 

Redução dos riscos ambientais

Adequar gestão e gerenciamento de resíduos com riscos biológicos e/ou químicos (ver Política de Gestão Ambiental (NI-DIR-009)).
Realizar a manipulação de produtos com riscos químicos em capela de fluxo laminar (a qual deverá ser periodicamente revisada, com manutenção preventiva e corretiva).
Utilização de coleta seletiva para lixo comum e reciclável.

Redução dos riscos ocupacionais 

 

Realização de exames médicos admissionais, periódico e demissionais por empresa capacitada.
Adequar sinalização, com mapeamento de riscos institucionais para cada setor.
Uso obrigatório de EPI quando indicado. Implantação do PPRA (NR09) e PCMSO(NR 07).

Redução dos riscos trabalhistas

Respeitar rigorosamente a legislação trabalhista vigente, contando com empresa capacitada para a gestão dos processos de contratação, demissão e estabelecimento de valores a serem pagos (salários), férias e demais benefícios previstos em lei. 
Controle da frequência por ponto eletrônico com biometria.
Retaguarda jurídica para dirimir eventuais intercorrências. 

Redução dos riscos de responsabilidade civil

Respeitar rigorosamente o Código de Defesa do Consumidor.
Respeitar rigorosamente o Código de Ética Médica do Conselho Regional de Medicina.
Respeitar rigorosamente a CLT.
Respeitar os Sindicatos da Saúde de Rio Claro, Farmacêutico, Biomédico e Enfermagem.
Respeitar a lei LGPD nº 13.709.
Utilização constante e ininterrupta de boas práticas clínicas.
Buscar a correta identificação dos clientes através de documento original com foto em todos os atendimentos.
Documentar e registrar TODOS os procedimentos realizados na Instituição.
Os prontuários médicos e fichas de coleta serão arquivados em duas versões: física e eletrônica

Notificação dos Eventos Adversos 

 Estimular a notificação, através de Registros de Ocorrências. Nos casos dos Eventos Adversos (EA) com dano grave e óbito, informar ONA Integrare e NOTIVISA.

Monitoramento dos Riscos Institucionais

Acompanhar/atualizar mensalmente os Eventos/Ocorrências e EA’s com ajuste para a adoção de medidas corretivas e/ou preventivas que possam contribuir para a redução do risco institucional em questão.
CIPA (NR 05)

 

Cultura da comunicação intersetorial

Reuniões Periódicas para disseminar  informações e padronizá-las. 
Minimização de riscos para os colaboradores e clientes e melhoria contínua do bem estar de ambos.

Núcleo de Segurança do Paciente

Promover e apoiar a aplicação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde. Atendendo as Portarias: 529/2013, 1377/2016, 2095/2013 e a RDC 36 (ver Política de Segurança do Paciente (NI-DIR-018)).

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