POLÍTICA DE COMBATE A CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO
Reconhecer os diferentes riscos (sanitários, assistenciais, ambientais, ocupacionais, trabalhistas e de responsabilidade civil), prevenir os riscos sempre que possível e planejar-se para dirimir e mitigar possíveis eventos adversos.
Redução dos riscos sanitários
Estabelecimento e aplicação de boas práticas no manejo de material biológico e/ou químico e/ou pérfuro-cortante, com uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI).NR 6.
Utilização de adequadas técnicas de limpeza e assepsia.
Adequado descarte de resíduos (ver Política de Gestão Ambiental (NI-DIR-009)).
Redução dos riscos assistenciais
Esclarecimento aos clientes acerca dos riscos envolvidos nos procedimentos realizados na Instituição (ver Política de Consentimento Informado e Esclarecido (NI-DIR-008)).
Treinamento e atualização de profissionais para a realização dos procedimentos.
Garantir a segurança e saúde no trabalho, amparado na NR 32.
Estimular práticas de farmacovigilância, visando a detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos.
Estimular práticas de tecnovigilância visando a segurança sanitária de produtos para saúde, pós-comercialização (equipamentos, materiais, artigo médico-hospitalares e produtos para diagnóstico).
Redução dos riscos ambientais
Adequar gestão e gerenciamento de resíduos com riscos biológicos e/ou químicos (ver Política de Gestão Ambiental (NI-DIR-009)).
Realizar a manipulação de produtos com riscos químicos em capela de fluxo laminar (a qual deverá ser periodicamente revisada, com manutenção preventiva e corretiva).
Utilização de coleta seletiva para lixo comum e reciclável.
Redução dos riscos ocupacionais
Realização de exames médicos admissionais, periódico e demissionais por empresa capacitada.
Adequar sinalização, com mapeamento de riscos institucionais para cada setor.
Uso obrigatório de EPI quando indicado. Implantação do PPRA (NR09) e PCMSO(NR 07).
Redução dos riscos trabalhistas
Respeitar rigorosamente a legislação trabalhista vigente, contando com empresa capacitada para a gestão dos processos de contratação, demissão e estabelecimento de valores a serem pagos (salários), férias e demais benefícios previstos em lei.
Controle da frequência por ponto eletrônico com biometria.
Retaguarda jurídica para dirimir eventuais intercorrências.
Redução dos riscos de responsabilidade civil
Respeitar rigorosamente o Código de Defesa do Consumidor.
Respeitar rigorosamente o Código de Ética Médica do Conselho Regional de Medicina.
Respeitar rigorosamente a CLT.
Respeitar os Sindicatos da Saúde de Rio Claro, Farmacêutico, Biomédico e Enfermagem.
Respeitar a lei LGPD nº 13.709.
Utilização constante e ininterrupta de boas práticas clínicas.
Buscar a correta identificação dos clientes através de documento original com foto em todos os atendimentos.
Documentar e registrar TODOS os procedimentos realizados na Instituição.
Os prontuários médicos e fichas de coleta serão arquivados em duas versões: física e eletrônica
Notificação dos Eventos Adversos
Estimular a notificação, através de Registros de Ocorrências. Nos casos dos Eventos Adversos (EA) com dano grave e óbito, informar ONA Integrare e NOTIVISA.
Monitoramento dos Riscos Institucionais
Acompanhar/atualizar mensalmente os Eventos/Ocorrências e EA’s com ajuste para a adoção de medidas corretivas e/ou preventivas que possam contribuir para a redução do risco institucional em questão.
CIPA (NR 05)
Cultura da comunicação intersetorial
Reuniões Periódicas para disseminar informações e padronizá-las.
Minimização de riscos para os colaboradores e clientes e melhoria contínua do bem estar de ambos.
Núcleo de Segurança do Paciente
Promover e apoiar a aplicação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde. Atendendo as Portarias: 529/2013, 1377/2016, 2095/2013 e a RDC 36 (ver Política de Segurança do Paciente (NI-DIR-018)).