top of page
  • O que é Quimioterapia?
    É um tipo de tratamento em que se utilizam medicamentos para combate ao câncer. Os medicamentos, em sua maioria, são aplicados na veia, podendo também ser dados por via oral, intramuscular, subcutânea, tópica e intratecal, como explicaremos a seguir. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que se espalhem pelo corpo.
  • Como é feito o tratamento?
    Após a consulta médica e a liberação dos exames laboratoriais, sua quimioterapia será realizada de acordo com a prescrição médica. O tratamento será administrado por uma equipe de profissionais qualificados, composta por médico, enfermagem e farmacêutico.
  • Como é administrada a quimioterapia?
    Via oral ( pela boca): são remédios em forma de comprimidos, cápsulas ou líquidos, que você toma em casa. Intravenosa ( pela veia): a medicação é aplicada na veia ou por meio de cateter (que é um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro. Intramuscular ( pelo músculo): a medicação é aplicada por meio de injeções no músculo. Subcutânea (abaixo da pele): a medicação é aplicada por meio de injeção no tecido gorduroso acima do músculo. Intratecal ( na espinha dorsal): é pouco comum, sendo aplicada no líquor (líquido da espinha), administrada pelo médico em uma sala própria.
  • A quimioterapia causa dor?
    A única dor que você deverá sentir é a da “picada” da agulha na pele, na hora de puncionar a veia para fazer a quimioterapia. Alguma vezes, certos remédios podem causar a sensação de desconforto, ardência, queimação, placas avermelhadas na pele e coceira. Avise imediatamente o profissional que estiver lhe atendendo se você sentir qualquer um desses sintomas.
  • Não estou sentindo mais nada. Por que ainda estou fazendo quimioterapia?
    O fato de você estar se sentindo assim não significa que as aplicações devam ser suspensas. Muitas vezes, a quimioterapia tem a finalidade de eliminar células neoplásicas residuais, que não cursam com sintomas ou manifestações. O fato de você não sentir nada significa que você está respondendo bem ao tratamento e o seu médico indicará o momento em que as aplicações deverão terminar em função das características de sua doença.
  • A minha vida precisa mudar?
    Sua vida não precisa mudar e você poderá manter suas atividades de lazer e trabalho. Porém, é possível que você sinta a necessidade de repousar nos primeiros dias após o tratamento. Se você sentir que o tratamento está interferindo com seu trabalho e lazer, converse com seu médico.
  • Posso tomar outros remédios?
    Caso tenha outros problemas de saúde informe ao seu médico. Mas, a princípio, não interrompa o uso de remédios.
  • Posso tomar bebidas alcoólicas?
    Você não está proibido de tomar bebidas alcoólicas, a não ser que esteja tomando antibióticos e tranqüilizantes, porém é aconselhável parar ou diminuir o consumo durante o tratamento. O uso concomitante de bebidas alcoólicas pode aumentar a toxicidade de alguns quimioterápicos.
  • Como os quimioterápicos são eliminados do corpo?
    Após fazer o efeito desejado, a medicação é eliminada do corpo principalmente através da urina, mas também pode ser encontrado nas fezes, vômito, suor, lágrima e sêmen.
  • Posso contaminar meus familiares em casa, após receber a quimioterapia?"
    Durante um período de cinco dias após o tratamento, alguns cuidados simples devem ser tomados: após urinar, adicione detergente líquido (lava louças) dentro do vaso sanitário, abaixe a tampa, aguarde cerca de três minutos e então dê duas vezes a descarga. O mesmo cuidado pode ser tomado para vômitos e/ou fezes. Em caso de crianças, as fraldas devem ser trocadas com luvas.
  • E minhas atividade sexuais?
    A quimioterapia não interfere necessariamente com as atividades sexuais. Estas atividades podem ser mantidas normalmente. Porém alguns assuntos devem ser abordados: - Uso de preservativos: a camisinha deve ser utilizada com rigor durante as atividades sexuais, para proteger o casal caso ocorra a eliminação de quimioterapia no sêmen ou secreção vaginal. Além disso, ela pode prevenir infecções caso estejam no período de baixa imunidade. - Reprodução e Sexualidade: a quimioterapia pode causar efeitos indesejáveis como a suspensão temporária da menstruação, a menopausa precoce nas mulheres e andropausa nos homens, levando a disfunções sexuais, ondas de calor, ressecamento vaginal e perda da libido. Caso você esteja em idade produtiva e deseje ter filhos, aconselhe-se com seu médico para que ele o oriente sobre os métodos de preservação da fecundidade. - Gravidez: durante o tratamento quimioterápico a gravidez deve ser evitada, uma vez que os remédios podem causar má formação fetal. Consulte o seu médico quanto ao melhor método contraceptivo a ser usado durante o tratamento.
bottom of page